segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os velhos do meu país

Para os nossos (des)governantes, os velhos são a chaga social do nosso país. São eles os causadores, do buraco existente nas finanças públicas. São eles, os que estão mais indefesos, que podem ser manipulados, como se de objectos estivessemos a falar. Então, porque não fazer uma limpeza para economizar alguns trocos?

Os sucessivos ataques que têm sido feitos contra os velhos, só poderão significar uma coisa: limpeza social! O lema dos (des)governantes é:
  • És velho? Não trabalhas? Então só serves para dar despesa ao Estado, o melhor é "ficarmos por aqui"!
Portugal trata os seus velhos com uma indiferença e leviandade assustadoras. Cegos, pela necessidade de efectuar cortes e mais cortes, eles não têm de todo, a percepção correcta sobre o que é ser velho, neste país. Então, toca de fechar tudo (repartições de finanças, centros de saúde, estações dos correios, tribunais, juntas de freguesia...), deixando a população idosa (predominante nas áreas rurais) numa posição vulnerável, porque na maioria dos casos, os velhos não têm meios/recursos para se deslocarem, a reforma mal dá para a comida e para os medicamentos, quanto mais para fazer não sei quantos quilómetros, para irem levantar, por exemplo, o cheque da reforma.

Na minha opinião, agora com esta história das pensões de sobrevivência, estamos a assistir (impávidos e serenos) ao abandono, declarado e irrevogável, dos mais velhos.

Tratar, quem trabalhou uma vida inteira e foi um cidadão cumpridor das suas obrigações, desta maneira é algo tão vergonhoso, tão cheio de contornos de malvadez, que faz pensar se estes (des)governantes não deveriam ser despedidos. Sim, despedidos! Se não existe competência, nem capacidade para governar, têm mais é que ser convidados a sair e o mais depressa possível.

É urgente acordar e ver o que meia dúzia de pessoas, está a fazer ao nosso país!

O caminho que Portugal está a levar é o da desertificação: os velhos vão morrendo, os novos emigram... entretanto, Espanha aproveita a sua proximidade para criar um resort e oferecerem visitas guiadas a um local que outrora foi um país e que agora é um deserto.

Se estou pessimista? Sim, estou bastante... mas, essa é a minha natureza.

2 comentários:

  1. É cruel e injusto o que este Governo tem feito.

    ResponderEliminar
  2. A sua revolta é partilhada por milhares de portugueses e estes mesmos revoltados assistem de sofá à destruição de um país. Temos "gente" muito empenhada nessa tarefa e a aniquilação de todos é notória, não só pelo fluxo de emigração jovem qualificada que se tem vindo a verificar como também na destruição da fraca qualidade de vida dos que ainda restam e habitam este país de "velhos".

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!