domingo, 6 de outubro de 2013

A verdadeira geração rasca

Se calhar vão me atirar "pedras" devido ao que vou aqui escrever, mas eu sou uma pessoa de opiniões e isto é o que eu penso sobre a nossa juventude. Portanto, peço desculpas antecipadas, se por algum acaso ferir algumas susceptibilidades, porque sei que não se deve generalizar e que existem, felizmente, algumas excepções.

Através das notícias, que todos os dias surgem na comunicação social, tenho vindo a aperceber-me que esta nova geração (15-18 anos, mais ou menos), não tem qualquer tipo de preparação para a vida. Estamos a falar de pessoas que não sabem o significado da palavra NÃO. Estes são os filhos da Geração Rasca.


Os que são pais dos adultos de amanhã, o nosso futuro, acharam que dando tudo aos seus filhos, estariam a compensar o que eles próprios não puderam ter. Com isto, prejudicaram, seriamente, os seus filhos, pois nunca tivemos uma geração tão mal preparada para a vida.

Perante qualquer dificuldade, contrariedade, eles não sabem como reagir. Logo, acabam por recorrer aos instintos mais primários (que existem em todos nós, mas que aprendemos a controlar), ou seja, a táctica do "mato ou morro", entram em modo sobrevivência, em que só os mais fortes acabam por prevalecer.

E porque é que isto acontece? - Isto acontece, porque ninguém (os pais) lhes ensinou ou mostrou como reagir a adversidades ou como viver em sociedade, deram-lhes tudo sem nunca dizer NÃO.

Fiquei preplexa e indignada por ver que, no meu país, se esfaqueia outro ser humano, pelo simples facto de ter proferido um piropo. Como é possível, numa escola, um indivíduo de 17 anos, andar munido de uma arma branca? Como é possível agredir, gratuitamente, um colega/amigo, colocá-lo em coma e depois dizer que só o queria assustar?

Isto revela uma frieza e uma falta de discernimento assustadores!

Não há nada que justifique uma agressão e os agressores deverão ser punidos pelos seus crimes! Vivemos em sociedade, como tal temos o dever e a obrigação de seguir as regras, quer se goste ou não.

Jovens deste país, ao longo da vida, vocês vão encontrar obstáculos, dificuldades, contrariedades, que são situações perfeitamente normais e que fazem parte do percurso de vida de qualquer um. O que há a fazer é encarar o "touro" de frente e assumir uma postura vencedora. Se ganharem, óptimo, se perderem, paciência, levantem-se e sacudam o pó. Para tudo, existe uma solução, menos para a morte. 

Por favor, não desperdicem o que há de mais importante, a vida!

Temos o dever e a obrigação de lutar pelos nossos sonhos e objectivos, nada de bom acontece, sem um trabalho árduo, sem a capacidade de aceitar um NÃO. Nada de bom, cai do céu ao nosso colo, se queremos vencer, temos de fazer por isso!

4 comentários:

  1. apesar de quase fazer parte dessa geração.. e se calhar muita gente da minha é assim.. eu concordo contigo.. basicamente não fazem o que querem matam e esfaqueiam só para se vingarem

    ResponderEliminar
  2. O problema é generalizares..há quem seja como descreves, independentemente de se ser jovem ou não. Mas opiniões são só opiniões!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que é complicado só falar de um caso em particular e que há sempre uma tendência para generalizar, mas no início eu refiro que existem excepções. E ainda bem que sim, se não mais valia perder a esperança de uma vez.

      Eliminar
  3. Infelizmente acho que o problema não é só português. Não sei se é por termos mais informação, mas todos os dias nos chegam quantidades exorbitantes de notícias do género, de várias partes do globo.

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!