segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Outono e Eu

O Outono e eu não temos a melhor das relações. Esta época do ano é um tanto ou quanto difícil, para quem sobre de distúrbios de ansiedade. E eu não sou excepção, sou sempre apanhada na rede... fico super nervosa, agitada, ansiosa, obsessivamente pensativa, o medo está sempre presente, enfim não é nada bom.


Mas, se por um lado (ansiedade) odeio o Outono, por outro lado adoro-o... adoro o que ele nos traz de bom, como por exemplo: as castanhas, as broas dos santos e as nozes. Já tenho saudades daquele cheirinho bom das castanhas acabadas de cozer, com aquela fragrância maravilhosa da erva doce, e das castanhas assadas, hummmm... ai que saudades!


Voltando ao "dark side of the Autumn", nesta altura eu costumo penar que nem uma desgraçada, eu nem consigo descrever o desespero que sinto. O mais estúpido disto tudo, é que os primeiros sintomas aparecem logo no final de Agosto, ainda em pleno Verão... 

Não quero começar já a festejar, mas este ano foi diferente, está a ser diferente... ainda não tive qualquer sintoma, sinto-me normal e estável. Ando super calma, às vezes nem acredito que isso é possível. Já são tantos anos a conviver com o nervoso miudinho, que já me habituei a ele. Agora, que não o tenho por perto até estranho.

Eu não queria viver dependente das "drogas" (Venlafaxina é a minha "droga"), mas após um sofrimento de 6 anos, não consegui resistir mais e tive de seguir as indicações da minha médica. O que é certo é que tudo mudou, mês após mês tenho melhorado significativamente e nem sequer tenho de tomar uma grande dose. O meu maior receio era ficar tipo robot, sem conseguir pensar devidamente, sem me conseguir concentrar... mas, isso não passava de receios infundados, sinto-me completamente normal e com tudo a funcionar direitinho. A única coisa má que veio com a "droga" foram as insónias, o que é mau, pois eu já tinha muitas dificuldades para dormir, agora então é mais complicado.

O que quero mostrar com esta conversa toda é que para quem tem tendência para a depressão e/ou ansiedade, esta altura do ano é bastante difícil de aguentar. O melhor a fazer é procurar ajuda médica, porque embora seja importante dar atenção, mimar, apoiar e amar uma pessoa com estes distúrbios, por vezes isso não chega, por vezes é necessário recorrer aos químicos para reequilibrar as substâncias químicas do nosso cérebro. É que por muita força de vontade que nós tenhamos, para não ficar num estado deplorável, nem sempre o conseguimos evitar e acabamos por cair no buraco.

3 comentários:

  1. espero que continues calma este outono

    ResponderEliminar
  2. Vais conseguir manter essa tranquilidade. Tenho a certeza. Força. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Contrariamente a si, eu já acuso e muito os sintomas de "calimero" que me atacam no outono!

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!