quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os AVECS

Para quem não sabe, os AVECS são portugueses que trabalham em países, de língua oficial francesa, e que no Verão costumam vir a Portugal, o seu país de origem, para passar uns dias de férias.

Tenho encontrado alguns, destes AVECS, por aqui no Algarve, mais concretamente na praia... vou ser muito sincera e directa: estou farta destes "gajos(as)", é que já não há paciência para os ouvir falar um francês de péssima qualidade, é que não enganam ninguém!

Este pessoal é do mais bimbo que existe, são barulhentos, quando chegam à praia todos ficam a saber que estão "in the house", a algazarra é tanta, que qualquer santo que queira dormir um pouco, não consegue! O pior de tudo, é que fazem questão de falar em Francês (em STEREO, HD, DOUBLE SURROUND...), ou melhor, uma espécie de... ainda hoje ouvi uma AVEC a proferir uma frase, em que duas palavras eram portuguesas e as outras quatro francesas, existe algo mais ridículo que isto?

É pá, se é para se armar em bom, por favor façam-no em condições!

Ao primeiro impacto, ainda ficamos a pensar que são pessoas nascidas, por exemplo em França, que têm dificuldades com a língua portuguesa, mas não é disso que se trata, porque quando atendem o telefone, falam muito bem a língua mãe. 

Deixo aqui uma mensagem para todos os AVECS que, nesta altura, andam por Portugal em férias: meus amigos, vocês estão no vosso país de origem, por favor deixem-se de "merdas"!


14 comentários:

  1. não gosto nada.. e depois na estrada? eles não andam.. parece que o carro não tem acelerador ou esqueceram-se onde ele fica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava de saber é o porquê de não se portarem normalmente, para quê tanto alarido?

      Eliminar
  2. É bastante irritante o comportamento da generalidade dos emigrantes portugueses, em particular os que vivem em França. Nota-se uma vontade de se enaltecerem renegando grande parte daquilo que que são as suas raízes, nomeadamente a sua língua materna... são ridículos nos seus atos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe ridículo nisso, se fosse comigo eu ficava era super feliz de estar no meu país, deve ser tão bom voltar, falar a língua materna...

      Eliminar
  3. Bom os meus pais são Avec's, nascidos e criados em Portugal, a minha mãe ainda esteve uns anos em França quando era miuda. Foram para lá por falta de emprego cá.
    Chegam a Portugal e falam português, se há coisas que falam em francês há! se falam em francês na rua para parecer chique, nada disso, aliás eu ás vezes é que começo com o meu francês arranhado ( mas em casa...) tipo "Olhá ó mére le pubele cê estraguê" e ela começa a falar o seu francês e claro "vá vá ó senhora tá em lá portuguel fale o portôguês" naquela linguagem de português toto :)
    Se há coisa que me irrita é eles perceberem a nossa lingua e recusarem-se a falarem, percebem tudo abanam a cabeça que sim mas depois tem que haver sempre uma familiar a traduzir tudo quando nós sabemos que eles perceberam.
    Nós aqui ficamos cansados disso eles lá fartam-se do francês que fala português, ou seja em Portugal falam francês em França falam o português só porque sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim o que me irrita é algazarra, o falar muito alto, resumindo: a mania que são melhores que nós os portugueses de Portugal... se estivem de férias no Mónaco ou na Riviera francesa ainda se compreendia, agora em Portugal, estão em casa.

      Eliminar
  4. Ai eu adoro tê-los por cá. Pois que é verdade que costumam ser ruidosos e espalhafatosos, mas é sinal de férias e de dinamização do comércio. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que estes emigrantes trazem dinheiro e gastam, o que é excelente para a nossa economia... mas, podiam valorizar mais as suas raízes.

      Eliminar
  5. Também não gosto nada!
    Ainda ontem ao sair da praia, os tais AVECS estavam a discutir em altos berros em Português. Quando viram que vinha gente atrás, continuaram a discutir, mas em Francês!
    Não há paciência!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo a necessidade de se sentirem superiores aos portugueses que estão em Portugal. Nós não somos inferiores a eles, também sabemos falar outras línguas, também viajamos... oh pahhh não compreendo este pessoal!

      Eliminar
  6. Estou a seguir ^^
    Não é só pelos algarves ainda hoje apanhei uns a pic nicar em belem que era uma festa. Meio francês meio português mas de garrafão debaixo do braço e em loud mode como se tivessem a 10 km uns dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que eles andam por todo o lado, lol... é que fazem uma algazarra que até enerva.

      Eliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!