domingo, 7 de julho de 2013

O Estado de gozo

O Estado de gozo, reina em Portugal. Os acontecimentos ocorridos durante a semana, que hoje termina, deram, a todos nós, autorização para enxovalhar tudo o que é político e afins. Um estragou o que havia para estragar e foi-se embora com grande desprezo e sem culpas, outro demite-se, mas depois já não se demite e consegue um tacho maior.

Os nossos políticos, para além de transmitirem uma falta de competência e credibilidade, transformaram o Estado português num circo de grandes proporções. Por todo o lado, os que governam, são gozados... na rádio, na televisão, na imprensa escrita, nas redes sociais, no café do "Manel", no táxi do "Joaquim"... será que "esta gente" não vê isto?

Será que "esta gente" não vê que o povo já não acredita neles, nas suas mentiras e chantagens? Eles bem tentam intimidar o povo, com o espectro: se o governo cair, a TROIKA não manda a próxima tranche, como resultado não haverá dinheiro para reformas, subsídios de desemprego e doença, salários dos funcionários públicos... 

É certo, que ainda existem muitos portugueses, de uma certa idade, que ouvem estas coisas, acreditam e ficam muito assustadas, pois não querem perder a pouca reforma que recebem. Mas, estes portugueses, pertencem à geração que nasceu e viveu, grande parte da sua vida, no tempo de Salazar. São pessoas habituadas a ser mantidas na ignorância e no medo. Onde o analfabetismo reina e o nível de literacia é muito baixo.

O que é verdadeiramente problemático são as pessoas que, no mínimo andaram 12 anos na escola e pertencem a uma outra geração, diferente da anteriormente descrita, também acreditem nisto e preferem manter-se com este (des)governo. Dando, assim, o seu apoio para que as políticas de austeridade possam continuar, quando todos já vimos que não resultam... o próprio "Vitinho" confirmou isto na sua carta de despedida.

Os órgãos de comunicação social, são os grandes culpados deste medo, pois em vez de enfrentar esta classe política, alinha nos seus devaneios.

Os portugueses mais esclarecidos, que têm acesso a uma quantidade de informação mais generosa, sabem que os políticos mentem e tentam incutir, diariamente, o medo. A sorte "desta gente" é que o povo é manso e não se mexe muito. Por enquanto, vamos rindo, porque bem cá no fundo, não queremos acreditar, que estamos a ser governados por aqueles que irão ficar na História, como os carrascos de Portugal (o pior governo de sempre). Os políticos, que transformaram um Estado de direito num Estado de gozo.

Quem sabe, se um dia destes estala o verniz, o povo sai à rua e consegue mudar qualquer coisa...

1 comentário:

  1. Concordo com tudo o que disseste...
    Já tive uma grande "discussão" com a minha avó a dizer-lhe para não ligar a tudo o que a TV diz, que as VERDADEIRAS noticias estão nos órgãos de comunicação social/Internet e claro, ela mandou-me ir dar uma volta e ir ensinar o que é a vida aos meus filhos, que eu a ela não ensino nada... :/

    Para não variar...

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!