quarta-feira, 24 de julho de 2013

As Marias cá da terra

Portugal é um país de Marias. Até ao final dos anos 70, do século XX, o nome Maria foi distribuído em massa. Poucas foram as que conseguiram a escapar a esta praga.

Eu sou uma das que não se safaram... Sónia Maria é o meu nome e confesso, que durante muitos anos, o odiei de morte.

Se há coisa que eu detesto é a falta de originalidade e os meus pais, neste caso, foram muito pouco originais, deixaram-se ir na onda e apresentaram mais uma Maria, ao mundo.

Qual era o problema de ficar só pela Sónia? Para mim, era o suficiente! Qual quê, eles tinham de seguir a "carneirada". Por outro lado, eu compreendo os motivos deles. A minha mãe tem Maria no nome, vários familiares meus também e em 1972, Sónia era um nome invulgar e para não parecer tão estranho, eles juntaram-lhe o nome mais vulgar, da terrinha. Sim, eu moro numa terrinha (uma espécie de aldeia), onde todos se conhecem e onde se metem na vida uns dos outros.

O meu pai contou-me que houve familiares meus que criticaram imenso o meu nome, pois era muito esquisito e nem conseguiam pronunciá-lo. Eram outros tempos, as pessoas mal sabiam ler e escrever, ainda havia aqueles que nem uma coisa nem outra... é compreensível a dificuldade, mas enfim!

Hoje em dia, está na moda dar, aos filhos, nomes de antigamente... é vintage. O nome Maria, depois de ter sido praticamente banido, está de volta. Ao que parece, ter este nome não é tão mau, como foi para as pessoas da minha geração.

Quando digo que foi mau, obviamente falo do tempo em que eu era adolescente e pensava que Maria era nome de velha. Pois, as avós, as mães, as tias eram também Marias. E tinha, também, aquela conotação religiosa, que eu não gostava muito, visto eu não ser crente, nem ser uma pessoa religiosa Quando cheguei à idade adulta, tudo isso passou para o plano irrelevante, encaro o nome como sendo um outro qualquer. Quando somos adolescentes, temos tendência para ser do contra e não gostar de nada.

O que é certo é que Marias há muitas e também existem homens que possuem este belo nome... Maria está para ficar!

13 comentários:

  1. A minha mãe, a minha tia (irmã da minha mãe), a minha avó, a minha sogra, etc, etc, é tudo maria qualquer coisa. Mas eu não gosto, nem um pouco. Talvez, lá está, por meio mundo ser maria. Mas pronto, apesar de não adorar o meu nome (primeiro e segundo), não posso dizer que não é original :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante uns tempos esqueceram-se da Maria, mas agora é de bem chamar Maria às meninas, está na moda... mas eu digo, muito sinceramente, nunca faria isso a uma filha minha. Na minha família, Marias, também são muitas, lol... acho que em todas as famílias, existe uma Maria qualquer coisa :)

      Eliminar
  2. Na minha família materna as Marias são uma constante nos nomes das mulheres da descendência e as indicações que tenho são para perpetuar o nome...

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostares do nome então há que dar continuidade e manter a tradição :)

      Eliminar
  3. A minha mãe também apanhou essa geração como nasceu nos anos 60 e realmente muitas mulheres da idade dela acontece o mesmo.

    Gostei do conceito do teu blogue.

    http://lado-alternativo.blogspot.pt/ - Estamos em fase de expansão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura era o nome que estava a dar :)
      Obrigada por gostares do conceito do meu blogue, espero que continues a acompanhar e a comentar.
      Também vou dar uma vista de olhos ao teu ;)

      Eliminar
  4. Acho que apesar de tudo devias de ter orgulho no nome Maria, e investigar a fundo a história e o significado do nome, o que achas? Se calhar vais gostar e compreender (e até te inspirar a escrever... Com o meu foi assim) :)
    Não sou Maria, mas a minha mãe é... E o meu pai é José! lool
    Lembra-te algo? Maria e José? Tenho sorte em me chamar Liliana e não Jesus!! lool
    (Blasfema)!! O.o
    O meu irmão chama-se Fábio Rafael, mas isso é porque a minha mãe é para a "frentex" (ela também não gosta da "vulgaridade" do nome Maria, chamamos-lhe sempre pelo segundo nome, Teresa.
    Mas eu também não gostei do segundo nome que ela me deu! - Andreia - E tive de aprender a viver com ele, tal como ela!

    [O nome “Maria” é um nome de origem hebraica, a que se associa o nome de Myriam, sendo este por sua vez de origem egípcia. O nome de Maria é um nome milenar, sendo que já era frequente no tempo de Jesus. Para além da mãe de Jesus, só Novo Testamento aparecem mais cinco.
    Existem mais de 60 interpretações etimológicas para este nome, no entanto os entendidos no assunto concluem que “Senhora” será o sentido mais seguro ou fiel.
    Deixamos aqui outros significados: senhora soberana, a eleita, mulher que ocupa o primeiro lugar, mágoa ou amargura, a estrela do mar, a profeta, a vidente...
    Outros dois significados de interesse, são atribuidos a este nome, são: “matéria” vs. “ilusão”. A verdadeira Maria seria aquela que materializa, dá forma á matéria, que é criadora. A falsa Maria é denominada “Maya” ou ilusão.
    Este nome indica que quem o usa será uma pessoa serena, com grande força vital e vontade de viver, sendo do tipo de ficar por casa e rigorosa consigo mesma.
    Geralmente são pessoas ambiciosas mas não são materialistas. É claro que consideram o dinheiro necessário para viver, mas o lema “o dinheiro não trás a felicidade” aplica-se-lhes bem.
    Vários são os nomes compostos com o nome Maria: Maria Alice, Maria Eduarda, Maria José, Maria dos Anjos, Maria do Carmo, Maria do Rosário, etc... Deverá então ver-se o significado dos dois nomes e conjugá-los. (texto de E.R. para o Portal)]

    [O SIGNIFICADO DO NOME SÓNIA

    significado de sónia
    Nome de origem russa, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia.

    Simboliza o respeito por valores éticos e morais. É próprio de mulheres que levam à prática seus pensamentos, especialmente no campo afetivo e passional. Em geral, conduzem-se na vida com ingenuidade e simplicidade.

    Nomes começados por ‘s’: Sabe o que quer da vida, e também como chegar lá. Tem grande habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-lo a tocar e realizar seus projetos, não se importa em ter que usar um teatrinho quando necessário. Possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Principalmente entre quatro paredes. Mas tome cuidado pois é um grande perigo se tornar dominador demais.]

    Que achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja conhecia o significado do nome Sónia. Mas, essa dos nomes começados por s não conhecia, gostei... quanto ao nome Maria nunca me dei ao trabalho de conhecer a história. Olha, gostei bastante e vou tentar saber mais!

      Eliminar
  5. No tempo da minha mãe tb era assim, todas as irmãs dela e mãe, tias, avós eram marias de qualquer coisa :)

    ResponderEliminar
  6. Anos 80 incluídos, fala uma Maria desse tempo, partilho contigo esse pseudo trauma de ser Maria, hoje até gosto, e se não me encantasse tanto o nome pelo qual sou conhecida não me importava nada de ser chamada Maria. O meu outro nome é que é de "família", a minha avó, mãe, tia e irmã também o tinham, uma espécie de herança genética que me fez detestá-lo na juventude.
    Mudando de assunto mas falando do mesmo, nem sabes o quanto eu lamentei não me chamar Sónia, as minhas amigas eram Sónias, Sónia era o nome da moda, O Nel Monteiro cantava "Sónia ó linda Sónia", e ali esta eu uma Maria C., ó vida! ;)

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu com o nome Sónia nunca tive problemas, a Maria é que me irritava... atualmente já não desgosto e já encaro o nome com normalidade... sabes como é, quando somos jovens implicamos com tudo e com todos.

      Eliminar
  7. Sei o que é toda a gente se conhecer e toda a gente querer meter-se na vida dos outros. Lol. Aqui também há muitas Marias. Eu escapei mas esta nova geração tem demasiadas Marias outra vez. Tal como Beatrizes. E Leonores. Nomes que eu até gostava mas que já nem posso ouvir.
    beijinho

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!