domingo, 21 de julho de 2013

Ilusão

Isto da ilusão tem muito que se lhe diga. A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção, ou seja, os nossos sentidos são enganados, o que nos leva a ver as "coisas" de uma forma diferente, de como são na realidade. Nós sentimos algo que não está em sintonia com o que percepcionamos.

Os mágicos, servem-se da ilusão para o nosso entretenimento. Como mestres ilusórios, que são, levam-nos a acreditar que estamos perante acontecimentos fantásticos, de outro mundo. Mas, como todos sabemos, tudo não passa de um truque. Mesmo estando cientes, de que estamos perante o truque, os nossos sentidos são enganados e ficamos sempre fascinados, com o que estamos a percepcionar. É deveras fantástico e interessante.


Depois temos as ilusões de óptica, que podem surgir naturalmente ou podem ser criadas por grandes artistas, que a usam, nas artes, nomeadamente nas obras gráficas. Isto, serve para demonstrar certas hipóteses, sobre o funcionamento do sistema visual humano.


Até agora tudo bem, temos a ilusão ao serviço do bem!

Agora passamos à parte mais negra da ilusão, aquela que costuma ser utilizada por pessoas mal intencionadas, que só pretendem tirar alguma vantagem de quem andam a iludir. Quer seja monetária, quer seja sexual, quer seja mostrar ao chefe que trabalha mais que os colegas... enfim, um mundo infinito de possibilidades.

Para mim, este tipo de comportamento é intolerável e desprezível. Enganar os outros, mantê-los, durante um tempo, iludidos, só para lhes retirar algo e depois dar-lhes um pontapé no cú é do pior que existe. Gera na pessoa iludida sentimentos de culpa, decepção, desconfiança... a pessoa iludida não tem culpa dos trastes, que andam por aí a enganar a torto e a direito. São indivíduos que agem por interesse, que são desprovidos de qualquer tipo de emoção ou sentimento. Para eles, as vítimas são um meio para alcançar um proveito.


Andar iludido não é nada agradável nem produtivo, posso mesmo dizer, por experiência própria, que é um desperdício de tempo.

8 comentários:

  1. Gostei muito deste post.
    Infelizmente há mestres da ilusão (e não estou a falar dos ilusionistas)!
    Temos de ter a pestana bem aberta, como se costuma dizer!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Um texto bem formulado...
    Gostei bastante, expuseste factos muito importantes...
    Eu vivo rodeada de mestres da ilusão, mas para desgraça deles, há muito que deixei de ser uma pessoa fácil de iludir...
    É por isso que vivo numa constante de "chocar" com os outros, que são facilmente iludidos e influenciáveis e não aceitam que eu seja diferente dos outros e mais! Até dizem que tenho a mania!...
    Um dia quando acordarem para a vida, até (quase) que vou ter pena...
    Para mim toda a gente que uses as suas capacidades para prejudicar, em vez de ajudar os outros, é um tipo de cobardia horrível, pois estando em vantagem sobre os outros é uma luta inusta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fui iludida e aprendi com isso, agora muito dificilmente o vão conseguir, já aprendi a lição.

      Eliminar
  3. Infelizmente nem todos os mestres da ilusão são profissionais que fazem disso formas de entreter os outros. Há muita gente por aí especialista em enganar os outros e isso é muito triste. :( Concordo contigo.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que esses mestres da ilusão são uns parasitas... aproveitam-se das fraquezas dos outros para lhes tirar algo, por vezes até lhes tiram a dignidade. É muito triste.

      Eliminar
  4. Concordo contigo plenamente.. Mas acho que o lado bom da ilusão faz nos bem como os mágicos porque de uma certa maneira faz nos acreditar que a magia existe e como associação podemos viver um conto de fadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sempre aquele lado mais fantasioso, que, mais ou menos, todos nós gostaríamos que existisse... eu, por exemplo, sou fã da série Era uma vez, adorava que aquilo tudo fosse real :)

      Eliminar

O seu comentário é muito importante para mim, deixe-o aqui!